terça-feira, 29 de abril de 2008

Portable Apps


Quantas vezes você já teve que usar um computador que não era o seu habitual e se sentiu perdido, sem os programas a que estava acostumado, suas configurações de Internet e, caso não use um gerenciador de favoritos online, sua lista de links úteis? E, para quem trabalha ou estuda em instituições que não permitem que se instale nada nos computadores, quantas vezes se frustrou por não poder contar com um editor de imagem ou de áudio quando precisou deles?

Pois a chave para ambos os problemas é mais simples do que você imagina – pode até já estar ao alcance da sua mão, talvez aí mesmo, no seu bolso. Basta ter um pendrive, aqueles chaveirinhos de memória flash com um conector USB, de capacidade razoável (idealmente, um mínimo de 512 MB). E instalar nele um pacote de programas gratuitos chamado Portable Apps.

Existem três opções de download do Portable Apps, todas disponíveis no site do sistema: Base, Lite e Standard. O programa principal, que gerencia as aplicações portáteis, é igual em todas. O que muda são os programinhas incluídos em cada kit.
Na versão básica, que ocupa só 1 MB de espaço, vem apenas o menu, a ferramenta de backup e as pastas personalizadas.
Na Standard (requer 260 MB), estão incluídos antivírus, navegador, programa de mensagens instantâneas, calendário, gerenciador de e-mail, um joguinho de Sudoku e o pacote de aplicativos de escritório OpenOffice. Se o seu pendrive não comportar tudo isso, parta para a versão Lite, que substitui o OpenOffice pelo editor de texto AbiWord, reduzindo o espaço necessário para 105 MB.

Considere as possibilidades:
  • Ande com o seu web browser, com todos os seus favoritos;
  • Ande com o seu calendário, com todos os seus compromissos;
  • Ande com o seu cliente de email, contactos e configurações;
  • Ande com o seu messenger e sua lista de contactos;
  • Ande com o seu office juntamente com documentos e apresentações;
  • Ande com o seu anti-vírus e outros utilitários;
  • Ande com as suas passwords e informações de contas com segurança.
  • ...
Página oficial.
Lista de aplicações.


0 comentários: